SINDCENTEC

Minha foto
Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil
Secretaria Regional Nordeste I do ANDES-SN. Rua Tereza Cristina, 2266 – Sala 105 e 106 – Bairro Benfica. CEP: 60.015.141. Fortaleza/CE. Fone/Fax: (85) 3283-8751.

OS AVANÇOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DO CEARÁ


Em recente editorial do jornal O Estado, os avanços na área da ciência e tecnologia no Ceará foram analisados. Acompanhe agora uma parte do texto publicado na última segunda-feira, dia 3 de janeiro.
O ano de 2010 teve grandes avanços no que diz respeito à área de ciência, tecnologia e inovação no Ceará. Os números que comprovam a afirmação foram divulgados durante reunião do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidida pelo secretário da Secitece, René Barreira.
De acordo com René Barreira, as matrículas na pós-graduação apresentaram significativo crescimento, com variação de 93,15% no período de 2007 a 2010, fazendo-se acompanhar de extraordinário incremento, da ordem de 169%, nos trabalhos científicos publicados, que saltaram de 3.958, em 2007, para 10.643 em 2010, provável reflexo do aumento no número de bolsas de iniciação científica, doutorado e mestrado concedidas, bem como do crescimento no número de projetos de Pesquisa e Desenvolvimentoapoiados.
Os investimentos em infraestrutura realizados nas universidades públicas estaduais nos últimos anos, com a implantação de novas unidades, reforma de campi e modernização de laboratórios e bibliotecas, certamente foram determinantes para os resultados acima.
Segundo Barreira, a Uece captou R$ 24.729.751,00 em recursos federais para pesquisa e pós-graduação em 2010. Atualmente, tem 538 bolsistas – um crescimento de 15% em relação a 2009 – e 20 pedidos de depósito de patente. São 1164 matriculados na pós-graduação scricto sensu. No lato sensu, são 105 turmas de especialização funcionando no momento. A Uece já formou um total 25 mil especialistas para o mercado.
Sobre investimos em relação à pesquisa, Barreira destacou que a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que ampara a pesquisa do Estado, mostrou os investimentos na promoção da inovação em 2009 e 2010. No período houve intensa participação do sistema empresarial em associação com pesquisadores e recursos destinados ao apoio a projetos de pequenas, médias e grandes empresas.
Para os próximos quatro anos de governo, o secretário René Barreira traçou algumas diretrizes e ações sugeridas, dentre as quais o fortalecimento da inovação tecnológica no setor agropecuário, para a inserção competitiva da Agricultura Familiar no Estado; a consolidação da política de concessão de recursos para a Inovação Tecnológica, através de editais e chamadas públicas; e o estudo da viabilidade da criação do Instituto de Pesquisa em Energia, dedicado à pesquisa de ponta, na área de novas formas de energia e das energias limpas e renováveis.

Fonte: CENTEC
http://www.centec.org.br/index.php/noticias/81-ultimas/648-os-avancos-da-ciencia-e-tecnologia-no-estado-do-ceara